Patria amada, Brasil?

olho do Brasil

Não resisti. Neste dia de hoje, fui tomada pelo hino nacional!

Feriados nacionais, porque culpá-los pela situação do país?

Quem já não ouviu alguém dizer que nosso país não vai pra frente por termos muitos feriados?

O problema não é que trabalhamos pouco devido a quantidade de feriados que temos ao ano. Mas, arrisco dizer, é conseqüência de um Estado que não funciona. Um círculo vicioso que está longe de ser quebrado (sé é que será).

A essência deste país torna as mudanças movimentos quase impossíveis. O esquecimento, o conformismo, o clientelismo, o coronelismo… Uma crise de “ismos” que não é historicista, mas sim histórica. Narrando a vida de um país que teve seu andar interceptado e reconfigurado pelos vencedores. Seria diferente se os índios tivessem ganhado? Sem dúvida, porém seria melhor? Não há como saber.

O que podemos fazer? No momento, ainda não sei. Talvez uma ação conjunta, mas já deixei de acreditar em revoluções. Que processo podemos iniciar para que este seja um país mais habitável e não só habitado. Acabamos por nos adequarmos à este funcionamento torpe e tentamos burlá-lo para sermos menos lesados. Dá desânimo para trabalhar, quanto mais para transformar a maquina do Estado a nosso favor, vejo isso como uma utopia e creio que tenho companhia nisso. Porém, como viveríamos sem sonhar? Ter esperança é o que nos traz vida e nos move para frente.

Sugestões?

4 thoughts on “Patria amada, Brasil?

  1. David diz:

    Então, não é que a história tem tudo a ver com feriados?
    Bom, não só concordo como ratifico que feriados nada tem a ver com o desenvolvimento de um país (economico, político ou de qualquer ourta ordem, até intergalática ). De longe o problema é a quantidade de feriados ou o tempo ocioso – como você já lembrou em outro post aqui. Acredito e assino embaixo, mais uma vez dando total crédito aos nossos historiadores e antropólogos, quando estes voltam o olhar para os hábitos culturais e sociais. Isso mesmo! Por exemplo: o que seria do Brasil sem o futebol? Acho que muitos estranhariam esta pergunta, afinal o Brasil É o País DO futebol. Hum… eita coisa estranha! Então o país que é de alguma coisa e não essa coisa que é do país? Bom, tirando a poítica do pão e circo de lado e que nosso querido Renan está prestes a deixar o senado (milagres acontecem em feriado?) acho que essa inércia a que você se referiu tem tudo a ver com o jeitinho brasileiro. Exato! É completamente cultural! Fiquei perplexo de ver como esse jeitinho não existe em outras culturas (mais burocráticas, por exelência, como nossos “queridos” estadunidenses – experiência na pele…rs).
    Agora, pra finalizar esse texto desconexo: como é difícil manter a coerência e a honestidade quando se aprende (fora de casa) que você tem é que se dar bem e os outros que se virem… E isso porque todos somos cristãos, correto?

    Beijão procê Lô!
    do Seu Mano

  2. Fernando diz:

    Mas que post mais patriótico… isso está um pouco out, mas acho legal retomar as coisas. Os problemas do Brasil estão aí, mas poucos conseguem entender além do que a Veja publicou essa semana… Mas aí cabe a nós, historiadores, atuar. É um novo mercado de trabalho… Quem sabe?

  3. Meninos, gostei de ver vcs aqui!
    Acho que realmente somos nós profissionais da área cultural e social e podemos fazer algum movimento de transformação.
    Já o mercado de trabalho… não sei se ele está preparado para nos aceitar… risos (pelo menos por enquanto).
    OLha, Davizão, acho que perceber que temos que fazer nossa parte e o restante é responsabilidade dos outros é importante. É aquela velha história, faça sua parte… que vc já estará fazendo bastante. Se nem isso fizermos… aí sim colaboramos para a inercia deste Brasilzão (ou onde quer q estejamos :oP)
    bjão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s