E a palavra do ano é: PACIÊNCIA!

Relógio de sol

Poderia vir do francês “pas science”, sem ciência, algo como o inexplicável. No entanto, a tal palavra tem origem latina, vemos que paciente é aquele que padece. O sofrimento é inerente à vida, mas acredito que seja proporcional a felicidade que recebemos. Minhas afirmações tomam um tom aparentemente fatalista, mas não é como vejo. Acho que precisamos saber lidar melhor com as dores (do padecimento), não achá-las incuráveis desde o início e, volto a dizer, manter a esperança.

Estamos vivendo num mundo extremamente veloz, as informações nos são transmitidas em tempo real (ou o mais próximo disso). E quando isso não ocorre, ficamos frustrados. Não temos paciência para esperar numa fila, para esperar o almoço ficar pronto, esperar é o que menos queremos. A questão é que as coisas, o mundo, as pessoas têm um tempo necessário para serem feitas, assimiladas, respondidas etc. E nós filhos da contemporaneidade e do instantâneo não estamos preparados para isso.

Daí que qualquer questão mais profunda, que precise de tempo para ser resolvida, principalmente as questões do seu “eu”, são sofridas por demais. Digam-me se estou errada, mas quando chega aquele momento de tomar uma decisão, por exemplo, ao fim da faculdade: “o que eu vou fazer agora?”. É um transtorno, ninguém espera que você tenha a vida resolvida aos vinte e poucos anos, mas nós queremos, é que buscamos.

Este está sendo um ano que exige paciência, talvez seja o tempo passando, mas pelo convívio que tenho com pessoas mais velhas, não é sempre que a idade traz essa calma no espírito. Precisamos aprender que o que queremos pode demorar a chegar. O que importa é acreditar e fazer seu caminho. Afinal de contas, não é ficando parado que conseguimos alcançar nossos desejos.

Pensar demais não é a solução, pois podemos nos perder neste labirinto de questionamentos. O mundo pede paciência, saber esperar pode ser a chave para muitos problemas. Ser paciente é uma ação e não apenas estática ou inércia, e exige muito do seu sujeito.

3 thoughts on “E a palavra do ano é: PACIÊNCIA!

  1. Renata diz:

    Passando para uma visita!

    Gosto dessa forma de comunicação.
    Acredito que os blogs são formas de nos aproximarmos das pessoas, sabermos mais sobre elas e trocarmos identificações!
    E certamente me identifiquei com teu texto!

    Parabéns!
    Beijos, Renata
    (se não lembrar – da Bienal!)

  2. Srta Perche!
    Fiquei mto feliz por saber que compartilhamos mais uma percepção de mundo!
    E obrigada pelo incentivo!
    Estou gostando desta forma de comunicação, esta troca de idéias… sensações… é muito gostosa. É claro que econtrar os amigos ao vivo é incomparável, mas assim podemos manter o contato e a conversa mesmo quando não podemos nos encontrar…
    Adorei! Obrigada!
    bjoks
    Helô

  3. David diz:

    É, Lenine escreveu uma música muito interessante sobre este tema. E ele reafirama: “Tem que ter paciência…” Tudo bem que o assunto da música é um pouco diferente, mas está dentro do tema ainda! rs
    Realmente a paciência é algo muito precisoso. E consta da lista de antônimos aos 7 pecados capitais (risos). Paciência é uma virtude! Enfim, por isso mesmo uma dádiva!

    Acredito sim que tenhamos que saber lidar com as coisas. Ainda mais – como você ressaltou – num mundo que parece girar cada vez mais rápido. E que apesar da paciência a tranquilidade dos nossos anseios não vem com a idade ou o passar do tempo. Mas, o que acho mais importante, é o como saber alcançar as coisas. Mais do que só ter paciência, senão vira mesmo o eterno ócio, pensar por si só. Aí que o seu texto tem tudo a ver: paciência + trabalho = resultados aguardados, ou pelo menos o mais próximo deles possível!

    Beijão!
    David

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s