Lutas e vitórias

Brennand

Ainda bem: que existem pessoas que acreditam nas revoluções, mas as desvantagens são inúmeras aos mesmos. Sofrem da violência em resposta às suas crenças. Se há um ato contrário à maré em voga, a força da onda da vez é arrebatadora, causa destruição e deixa cicatrizes.
O silêncio tem sua função, mas infelizmente o ato de calar acaba significando consentimento e a realidade não é bem essa. A mudez pode ser algo desde o conformismo até (pessimista) e a ignorância (alienação). Mais uma vez, vejo que cada um tem uma forma de se manifestar ou de produzir alguma diferença, mesmo que seja pela teoria do caos.
É preciso conhecer para se envolver. Em se falando da cultura nacional, sem saber de nossa tão rica e variada cultura, movimentos sociais, entre outros, como podemos aumentar nossa auto-estima nacional? Usar a memória produtiva e não destrutiva, devorar e resignificar as idéias. Garantindo a modificação pelo novo que é criado a partir da nossa memória.
É fato que escutamos a história dos vencedores, a minoria de hoje pode ser entendida como perdedores, ou então, da forma que prefiro: são os vencedores, os que continuaram, permaneceram e sobreviveram às lutas de outrora.
Eu mesma estou cansada. Cansada de ouvir e ver que nada faz diferença. As mudanças são micro e as necessidades macro. A máquina do Estado não permite, quer dizer, não tem interesse em adequar a realidade às necessidades pedidas.
É triste, mas me enquadro num dos tons do conformismo pessimista. Creio que para modificar algo precisamos de muitas conversar abertas, ou seja, diálogo s nos quais ambos interlocutores se escutem de verdade. Não adianta ficar ouvindo os “nãos” da vida, precisamos ver o que o outro oferece, apesar da negativa. Quando nos propomos a negociar, há que ceder e ter concessões.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s